Quinta é o dia da semana regido por Júpiter que nos remete à educação e sabedoria.
Quinta
é o dia em que as escolas Waldorf do mundo inteiro estão reunidas para
sua reunião pedagógica, ou seja, nas quintas estamos conectados com
muitas pessoas, pessoas do mundo inteiro que estão reunidas em prol do
desenvolvimento de seres humanos livres e autônomos, donos de si e do
seu próprio destino.
Devemos ter o cuidado de não empreender nada que esteja além de nossas forças, mas
tampouco deixar de fazer o que está dentro de nossas possibilidades. Olhar para além do
imediato e do dia-a-dia; fixar para si próprio metas (ideais) relacionados com os deveres
mais elevados do homem.
Aberto a todos com interesse sincero em se formar um educador, ou pais educadores.
O corpo de nossas quintas:
8:30 às 9:10 - Chegada
9:10 às 9:15 - Leitura do verso (inicio das atividades)
9:15 às 9:30 - Ritmo, canto e brincadeiras de dedinhos
9:30 às 10:00 - Informes, conversas sobre o grupo
10:00 às 11:00 -Estudo do tema em desenvolvimento com livro ou filme.
11:00 às 11:30 - Roda para fechamento, pequeno conto, leitura do verso de encerramento.
Mais informações? Entre em contato conosco:
nhanderuu@gmail.com
Reflexões do grupo nos encontros das quintas-feiras:
"Tudo aquilo que quisermos mudar nas crianças, devemos primeiro
examinar se não é algo que é melhor mudar em nós mesmos, como por
exemplo, nosso entusiasmo pedagógico. Talvez devêssemos dirigir esse
entusiasmo pedagógico para nós mesmos. Talvez estejamos entendendo mal
a necessidade pedagógica, porque ela nos recorda, de modo incômodo,
que de certa maneira somos crianças e precisamos muitíssimo de
aprender." - Carl Jung
O que é uma associação?
Associar é trocar, é buscar uma direção. Uma associação não se faz
sozinho, nem nasce do dia para a noite. É preciso que haja um namoro, mais
encontros e assim começamos a chegar em um lugar comum, em um foco em comum.
Amadurecer uma relação é buscar a cola que liga que faz com
que a relação perdure, aconteça. O que nos liga nesses encontros? Qual é a
cola? Será que para nos associar é preciso um casar, formalizar nossas
intenções?
Sempre é bom lembrar
que um divórcio custa caro, é dolorido, machuca e deixa muitas feridas, que às
vezes demoram para cicatrizar.
Reflexões do grupo de estudo sobre o 1º setênio. (Dia 23/05).
· Como é importante estudar, se
aprofundar.
· Precisamos saber escutar as perguntas
que as crianças trazem.
· A base de tudo é o amor (Como definimos esse amor?).
· É preciso fantasiar, se relacionar
pois é o social que nos abre para o mundo.
· Ser criança é ser natural,
espontâneo, não é preciso direcionar (o que é esse direcionar? Impor? Cuidar no livre? Você direciona ou sugeri, precisa sugerir? Sim, até que ponto?).
· O ser criança é sagrado. É preciso
respeitar, ser amoroso.
· Menos é mais.
· No primeiro setênio não é preciso
explicar ou conscientizar, pois nesta fase a consciência não está no pensar esta no movimento.
Escola de Pais
Por: Pilar Tetilla Manzano Borba(*)
Mas nem tudo está perdido. Movimentos nacionais e internacionais como por exemplo os da Aliança Pela Infância estão pipocando em prol da salvação da infância e da tão criminosa precocidade escolar. Quanto a esse assunto as escolas Waldorf estão anos luz à frente proporcionando uma infância respeitada às crianças da educação infantil principalmente.
Professores e pais necessitam da convivência freqüente para trocar idéias, estudar, questionar, crescer e amadurecerem juntos. Com toda certeza a criança tanto de hoje como do amanhã agradecerá.
Escola de Pais
Por: Pilar Tetilla Manzano Borba(*)
Tive a felicidade de
nascer numa família grande. Em casa sempre havia muitas pessoas, muitos
hóspedes, muitos tios, primos, padrinhos, avós, amigos. Dormir na sala já era
hábito a fim de ceder nosso quarto aos hóspedes.
Ser criada num ambiente tão populoso me proporcionou a convivência com mais
velhos e mais novos, me trouxe muitas experiências, entre elas: esperar a vez,
ceder, disputar espaço, dividir, ter frustração, raiva, alegria, agradecimento
e muitas outras. Hoje nas famílias pequenas essas vivências não são mais
favorecidas e temos quase sempre filhos únicos nas salas de aula.
Hoje, por inúmeras razões, as famílias já não são grandes. Os lares já não hospedam tantas pessoas. Os tios, padrinhos e avós já não se frequentam tanto e as trocas de como educar os filhos já não se realiza. Transferiu-se para as escolas tarefas e responsabilidades que antes eram da família.
Hoje, por inúmeras razões, as famílias já não são grandes. Os lares já não hospedam tantas pessoas. Os tios, padrinhos e avós já não se frequentam tanto e as trocas de como educar os filhos já não se realiza. Transferiu-se para as escolas tarefas e responsabilidades que antes eram da família.
Portanto uma ESCOLA de PAIS se faz urgente. E, é aqui que me sinto em casa:
quando tenho a oportunidade de orientar pais e professores e passar toda minha
experiência como membro de uma família grande, como terapeuta de crianças,
adolescentes e adultos, como mãe de cinco filhos (dois enteados), tia de vinte
sobrinhos, e mais de vinte sobrinhos netos, professora universitária e
colaboradora nos seminários de formação em pedagogia Waldorf. Desde a faculdade aprendi com uma grande mestra que terapeuta, escola e família
necessitam sempre dar as mãos se visamos o bem estar integral da criança. Que
terapeutas e professores necessitam ter o conhecimento: - do desenvolvimento infantil
em todos os seus aspectos físicos, anímicos e espirituais; - das necessidades
das crianças; - de quais são suas fases, suas crises e, sobretudo, como agir em
cada situação, pois todo aquele conhecimento ‘intuição’ que nos tempos idos
nossos avós nos passavam, hoje necessita ser adquirido através da educação e
sobretudo da auto-educação.
Os pais estão necessitados e sedentos por orientação. Sabem pouquíssimo sobre o
ser da criança e suas reais necessidades. Agem e compram muitas vezes levados
por aquilo que a mídia os induz a comprar sem ao menos questionarem se aquele
brinquedo, ou aparato qualquer que acabaram de obter tem sentido para a
criança. Com quanto ‘lixo educativo’ nos deparamos hoje!
Mas nem tudo está perdido. Movimentos nacionais e internacionais como por exemplo os da Aliança Pela Infância estão pipocando em prol da salvação da infância e da tão criminosa precocidade escolar. Quanto a esse assunto as escolas Waldorf estão anos luz à frente proporcionando uma infância respeitada às crianças da educação infantil principalmente.
Professores e pais necessitam da convivência freqüente para trocar idéias, estudar, questionar, crescer e amadurecerem juntos. Com toda certeza a criança tanto de hoje como do amanhã agradecerá.
Parabéns!! Parabéns!! Parabéns!!
ResponderExcluiro Blog está lindo e a iniciativa, da forma como está rolando está muuuuito linda também. Com fundamentação, e abertura para reflexões, para trocas de idéias...
Amei!!
Agradecemos seu carinho! Estamos super abertos a idéias e ajuda de todas as partes! Família Nhanderu
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